E aí, está por dentro de como participar da Black Friday para negócios locais? Se não, é hora de descobrir as melhores estratégias para se destacar da concorrência e aproveitar todos os benefícios dessa data.

Afinal, ela não só aumenta as vendas, mas permite que seu negócio conquiste um bom posicionamento de mercado. Não sabe por onde começar a colocar o planejamento em prática?

Veja, a seguir, tudo o que você precisa saber para lucrar e usar esse período a seu favor. Vamos lá?

O que é

Black Friday é aquele dia em que as marcas abaixam os preços e oferecem descontos para os clientes. Ela surgiu nos Estados Unidos e, por lá, acontece sempre um dia depois do Dia de Ação de Graças, uma data bem tradicional para o povo norte-americano.

E bastante estratégica, afinal, é quando abre a temporada de compras natalinas. Por fazer tanto sucesso por lá, outros países, como o Brasil, passaram a adotar a data oficialmente no calendário sazonal de negócios.

Quando

E quando a Black Friday acontece aqui? A data escolhida é sempre a última sexta-feira do mês de novembro. Para 2021, isso quer dizer que ela ocorre no dia 26/11.

Como funciona

E como funciona a Black Friday, afinal? Originalmente, as promoções começam à meia-noite da sexta-feira. Os descontos variam de X a Y%, de acordo com a proposta traçada pela loja.

Durante este período, as lojas físicas faturam mais e aumentam seu movimento, enquanto as lojas virtuais e e-commerces costumam bater recordes de vendas e aquisição de novos clientes.

No Brasil, para chamar a atenção, as empresas também apostam em descontos especiais pré e pós Black Friday. Criam, inclusive, outras ações específicas para isso, como a Black Monday, na segunda-feira seguida à sexta, Cyber Monday, Black Week, entre outras.

ENTRE EM CONTATO

Como participar da Black Friday

Como não poderia ser diferente, as empresas de varejo e e-commerce de todos os segmentos estão com a expectativa lá em cima para as vendas da próxima Black Friday. Afinal, nosso modelo de consumo online cresceu, e muito, em especial nesse período de distanciamento social que impactou as vendas presenciais, certo?

Black Friday é, então, essencial para criar um plano de ação para aumentar as vendas. Vale a pena tanto para varejistas e negócios locais, e aqui estão algumas dicas de como participar da data com sucesso!

Planejamento estratégico

O primeiro passo é estabelecer um planejamento estratégico. Negócios locais que atuam apenas em regiões específicas, como apenas em uma cidade ou bairro não devem se limitar a participar. Pensar que não se pode competir com grandes players é errado, porque tudo depende de como você monta suas ações.

Saber o que fazer na Black Friday é tão importante para o crescimento do negócio quanto para o sucesso da data. O planejamento é o que leva a tomada de decisões assertivas, e se você precisa de ajuda para fazer o seu, procure uma agência Guia-se!

O que fazer

E o que fazer para garantir uma participação eficaz na Black Friday? Anote as dicas!

  • Faça um cronograma de ações: não deixe para última hora, ou você pode perder oportunidades.
  • Realize um inventário dos produtos: identifique aqueles que podem ter a maior margem para desconto.
  • Invista em Ads: programe-se para investir em publicidade on-line como Google Ads, Facebook Ads, entre outros.
  • Crie posts para as redes sociais como: Facebook, Instagram, Pinterest e Tik Tok.
  • Atualize seu site: seus clientes precisam saber o que vem de novidade por aí.
  • Comunique-se com os clientes sobre as ações: o e-mail marketing é a melhor ferramenta.

O que NÃO fazer

E o que não fazer, de jeito nenhum? O consumidor está cada vez mais bem-informado, então fuja de promoções que ofereçam, por exemplo, “o dobro do preço para aplicar o desconto”. É fundamental que você respeite o código de ética do consumidor e, principalmente, a imagem do seu negócio. Compartilhe este conteúdo e, caso precise de uma agência especialista, entre em contato com uma unidade Guia-se!

Gostou de saber mais sobre a Black Friday para negócios locais? Aproveite e veja também o que é jornada de compra e como ela pode ajudar nesse momento!