O que é Sazonalidade?

Sazonalidade refere-se a algo que é temporal, ou seja, acontece em um período específico, como exemplo podemos citar as datas comemorativas, que é uma época em que todo o comércio se prepara para vender determinados produtos e serviços para um público específico.

A Importância do Marketing Digital nas Sazonalidades

Hoje os consumidores estão no digital, intercalando entre as principais redes sociais, fazendo pesquisas no Google, assistindo vídeos, passando a maior parte do tempo on-line. Por isso que para ter sucesso em uma sazonalidade é fundamental investir no Marketing Digital.

Já dizia a frase: “quem não é visto, não é lembrado”. Quem deseja presentear alguém em uma sazonalidade, precisa ter contato com o seu produto ou serviço para considerá-lo uma opção viável. Um post, uma campanha de e-mail marketing, um anúncio nas redes sociais ou no Google são ótimas ferramentas para ser visto e vender mais em uma sazonalidade.

O primeiro passo é o planejamento

O primeiro passo para ter sucesso na sua estratégia é planejar, pode parecer simples, mas na correria do dia a dia, o planejamento pode acabar passando batido.

Faça um calendário com as datas sazonais que você deseja trabalhar e que se encaixam com o seu produto ou serviço.  Através dele, estipule as datas para começar a trabalhar no planejamento até colocar a campanha no ar definitivamente.  Lembre-se, é necessário fazer uma reservar de caixa específico para as campanhas.

Para um planejamento de marketing ter sucesso, o planejamento financeiro é fundamental. Analise os investimentos necessários e comece a reservar esse caixa conforme as suas possibilidades.

Defina a comunicação conforme o seu objetivo

É importante definir qual será a comunicação da sua campanha. Para o dia das mães, por exemplo, você quer transmitir uma mensagem que cause emoção nas pessoas? Ou deseja trabalhar algo mais bem humorado, que faça as pessoas darem risada?

Essa comunicação precisa ser bem definida para que os materiais (imagens, vídeos, copy) estejam de acordo com aquilo que você imagina para a sua campanha.

Além disso, é necessário estabelecer com quem essa campanha irá comunicar. Se é uma campanha de dias das mães, a comunicação deve ser com os filhos que estão buscando um presente. Se é uma campanha de dia dos namorados, a comunicação deve focar no casal. Dia das crianças, pode ter uma campanha para os pais e outra para os filhos.

Considerar campanhas passadas

Para ajudar a traçar novas estratégias, podemos também olhar para o que já foi feito. Como foram as campanhas anteriores? Como foi a comunicação, quem foi o alvo da campanha? Vendeu muito, vendeu pouco? As pessoas se engajaram?

Dessa forma, temos um histórico completo em mãos que pode nos ajudar a seguir o mesmo caminho ou fazer algo completamente diferente.

Analise os resultados

Por último, é fundamental que você registre todos os resultados dessa campanha. Resultados financeiros, o engajamento interno e externo com a campanha e as vendas. São essas métricas e resultados que poderão nortear uma boa campanha no ano seguinte (ou na data seguinte).

Contrate um profissional com antecedência

Se o seu objetivo for vender mais e ter resultados diferentes, é importante contar com ajuda profissional de uma agência de marketing, que já tem experiência em anúncios, copy, artes, vídeos e tudo o que envolve uma campanha.

Mas para ter esses bons resultados, a preparação é importante. Então, após ter o calendário de sazonalidades pronto, já entre em contato com uma agência e prepare-se antecipadamente, pois uma campanha bem feita exige tempo de planejamento e execução que determinam os resultados.

Seguindo esses passos será possível aproveitar as sazonalidades para vender muito mais e trazer aquela injeção de caixa que faz toda a diferença!

 

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